sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nazareth dia 14 em Chapecó

Profissão: rock and roll


Dan e Pete. Quatro décadas de estrada
Em entrevista, banda escocesa tira sarro dos Stones e declara sua paixão pela estrada
Vício (do latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito") é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. O termo também é utilizado de forma amena, muitas vezes deixando um índice de sua acepção completa. Por exemplo, viciado em chocolate. Apesar da acepção do vício estar frequentemente associada como antagônica ao trabalho, a expressão Trabalhador compulsivo (ou "workaholic", como é importado freqüentemente do Inglês), diz respeito a paixão por aquilo que se faz.
No caso de uma banda de rock, esse lance de se curtir o que se faz aparentemente pode passar a impressão de ser uma tarefa apenas vinculada ao prazer e diversão. Isso, principalmente pelo estilo de vida propagado ao longo de mais de meio século do gênero. Mas não é bem assim. Ou realmente seria? Vamos aos workaholics em questão.

Nessa quinta-feira (10), a banda escocesa Nazareth concedeu entrevista coletiva na Pousada Don Alcides, em Santa Maria. Dan McCafferty (vocal) e Pete Agnew (baixo) adentraram a sala onde foi promovido o encontro com um largo sorriso nos lábios. Os dois tocam juntos há mais de 40 anos, acumulam mais de 25 álbuns no currículo e acima de tudo, mostram uma vitalidade invejável. Tanto que na noite anterior, eles comemoraram em uma famosa churrascaria da cidade, o aniversário de 47 anos do guitarrista da banda Jimmy Murrison. A festinha terminou as seis da matina. As 14h, horário do encontro com a imprensa, Jimmy e Lee (baterista da banda que é filho do baixista) não conseguiram sair de seus quartos. Dan e Pete, cada um com 65 anos as costas estavam lá. Cada um deles com uma lata de cerveja nas mãos. Um dos produtores locais me disse que quando lhes foi oferecido o breakfast, Dan prontamente perguntou: “Onde está a cerveja?”.

"Fizemos mais de 200 shows por ano”, declarou o vocalista. “Não somos como os Stones que fazem uma turnê a cada cinco anos. Keith e Ronnie precisam ter aulas de guitarra pra reaprender a tocar”, brincou Pete. Só no Brasil, eles já somam sete passagens. Perguntei a ele se olhando pra trás, dá pra concluir que valeu a pena essa vida dedicada a música. Dan foi taxativo: “Claro que sim. Me acostumei ao longo dos anos. Afinal, ainda estamos aí!”. O lado negativo passa pela ausência da família e o conseqüente cansaço de ficar picando de cidade em cidade durante grande parte do ano. E a banda vive um bom momento. Do novo álbum – Big Dogz, lançado no último mês de abril, ele disse que três músicas estarão no repertório. Devem ser “Big Dogz Gonna Howl”, “Radio” e “When Jesus Comes To Save The World Again”, canções que banda vem tocando com frequência na estrada em 2011.
A surpresa deve ficar por conta de “When Ate You Now?”, música que não figura no setlist há mais de 30 anos. O lance é que uma carta de um fã local chegou até a banda e o Nazareth parece que está considerando tocá-la nessa sexta-feira. E claro, baladas como essa são músicas que tornaram o Nazareth uma banda vinculada as canções românticas. “Somos uma banda de hard rock, entretanto, nos anos 70 e 80, uma forma de figurarmos nas rádios foi através das baladas”. E na verdade, Dan disse que as vezes eles nem levavam as baladas a sério. É o caso de “Love Hurts”, canção dos Everly Brothers regravada em 1975 que vendou milhões e tornou a banda famosa em todo mundo. “Vivíamos brincando nos ensaios com “Love Hurts. Foi Pete que sugeriu essa canção pra banda", afirmou Dan. "Não a levamos muito a sério e quando gravamos o tema não imaginamos que esse som se tornaria um sucesso. Não demos valor na ocasião. Love Hurts era pra ser um lado B ”, completou Pete. Virou o maior sucesso do Nazareth.

Depois de Santa Maria, os workaholics do Nazareth tocam em Caxias (12/11, vai a Santa Catarina, Chapecó (14/11), volta ao estado com apresentação em Passo Fundo (15/11), chega a Curitiba, cidade onde está situado o maior fã clube da banda no país e onde eles gravaram um DVD em 2009 (18/11). Ainda tocam em Blumenau e encerram a tour nacional em União da Vitória (PR, 20/11). Próximo país: República Tcheca.

Do Blog dos Grings do ClicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário