sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Rodovias no Oeste

As condições das rodovias do Oeste estão tão ruins que, para sair de cidades de Chapecó será necessário ir de avião ou então voltar ao transporte a cavalo dos antigos tropeiros. O que os moradores já vinham sentindo na pele foi confirmado um estudo da Confederação Nacional do Transportes, divulgado na semana passada. A SC 283 (no trecho de Chapecó a Palmitos), a SC 480 (no trecho de Chapecó até a divisa com o RS), a SC 468 (Chapecó a São Lourenço do Oeste) e a BR 163 (São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira) estão entre as piores do estado.

Além disso o acesso de Chapecó até a BR 282, está em obras e, a BR 282, que até está em boas condições, está com a duplicação parada em Xanxerê e, no restante do trecho, necessita de melhorias. Um estudo da Federação das Indústrias realizado recentemente apontou uma série de obras para melhorar a rodovia, que registra uma morte a cada três dias.

–Todas as rodovias que cortam o Grande Oeste estão saturadas- afirmou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, João Carlos Stakonski.

Ele afirmou que além de buracos e sinalização apagadas, algumas rodovias, como a BR 282, começam não dar conta do fluxo. Isso traz riscos à segurança dos motoristas e também prejudica o escoamento da produção. O Oeste é grande exportador agroindustrial e a produção é transportada para os portos pelas rodovias.

–A péssima situação das rodovias cria graves percalços para as agroindústrias- disse o presidente da Federação das Agroindústrias do Estado de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo.

-Rodovias em péssimas condições e inexistência de ferrovias e hidrovias anulam a competitividade das empresas do Oeste- complementa o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster.

Desde o início do ano o Sindicato do Comércio Varejista de Chapecó (Sicom) está realizando reuniões com lideranças políticas e representantes do Governo do Estado, para cobrar melhoria nas rodovias e a implantação de um posto da Polícia Rodoviária Estadual em Chapecó. O prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, anunciou nesta semana que o município vai doar a área de mil metros quadrados para a instalação do posto da Polícia Rodoviária Estadual

De acordo com o comandante da 7ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, Major Juarez Segalin, o Posto de Chapecó vai abranger a SC 480, até a divisa com o Estado do Rio Grande do Sul; a SC 283, até Seara e até o município de Águas de Chapecó; e a SC 468, até Quilombo.


Secretaria de Infraestrutura e DNIT anunciam investimentos

O secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini, reconheceu as más condições de algumas rodovias do estado. Ele citou que a SC 283, entre Chapecó e Palmitos, e a SC 468, entre Chapecó e São Lourenço do Oeste, estão entre as piores. Para o secretário as fortes chuvas e a limitação de investimentos do Estado, que não tem rodovias com pedágio, contribuíram para a situação. No entanto ele anunciou que cerca de R$ 500 milhões devem ser investidos na melhoria da malha viária do Estado, nos próximos quatro anos. As obras devem iniciar em 2012.

Cerca de R$ 300 milhões devem vir de um financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que deve ser assinado até o final do ano. O restante virá de um financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de US$ 250 milhões (cerca de R$ 450 milhões), que também deve ser assinado até o final do ano. –Metade desse dinheiro deve ir para as rodovias- disse Cobalchini. Ele afirmou que uma parte “considerável” dos recursos será para a região Oeste.

Cobalchini disse que, pela necessidade logística, que é a distância dos portos e da capital, o Oeste merece ter uma compensação de boas rodovias. E afirmou estar em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT), para mais investimentos nas BRs 282, 158 e 163.

A Assessoria de Comunicação do DNIT de Santa Catarina informou que até o final do ano devem ser licitados novos lotes do Crema 2 (Contratos de Renovação e Manutenção), para as BRs 282, 153, 163, 280 e 470, totalizando cerca de R$ 700 milhões.

O DNIT está analisando a contratação de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do trecho entre Lages e Paraíso, incluindo a adequação de capacidade no trecho Xanxerê/São Miguel do Oeste. Estão em andamento projetos de duplicação nas travessias urbanas de Xanxerê e Lages, além da duplicação do acesso a Chapecó. A obra de Xanxerê está parada no momento devido a um problema de pagamento entre a empresa contratada e os trabalhadores. Além disso já está finalizado o projeto de adequação de capacidade da BR 163, que posteriormente será licitado.



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